HIDRO-DISTRIBUIÇÃO ATUAL

HIDROLOGIA UFV/ CAF

A UFV/CAMPUS FLORESTAL é cortada pelo Ribeirão das Lages afluente do Rio Paraopeba, que faz a divisão do município de Florestal com o município de Esmeraldas, pertencente a bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

As águas do Paraopeba são turvas devido à limpeza de minérios que acontece quando o rio passa pela cidade de Itabira. Essa lavagem de minério é a responsável pela mortalidade de muitos peixes, portanto, danosa para a fauna aquática.

Além de o campus ser cortado pelo Ribeirão do Lajes possui várias nascentes e pequenas lagoas, sendo as maiores a Represa do Pivô Central que desagua em outra lagoa denominada Represa do Jamil, onde será instalada a captação superficial que irá abastecer a UFV/CAMPUS FLORESTAL.

DESCRIÇÃO DO SISTEMA EXISTENTE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O atual sistema de abastecimento de água da UFV/CAMPUS FLORESTAL é composto de: 04 poços de captação subterrânea, 03 linhas de recalque em PVC JE DN 50/75 que interliga os poços aos reservatórios com capacidade total de 100 m3, rede de distribuição. O sistema existente não possui macro e micro medição.

Fonte de Produção

As fontes de produção para o abastecimento da UFV/CAMPUS FLORESTAL são do tipo subterrâneo, composta de 04 poços em operação interligados a unidade de reservação do Clube Campestre. O sistema pertence à bacia do Rio Paraopeba, afluente da bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

No Quadro 1 está representado dados da localização, características hidrodinâmicas e a vazão de produção dos poços que atendem o campus.

Os poços da Agroindústria e da Várzea, estão operando em limite superior ao desejado de 8 horas de funcionamento e a vazão de captação da água é superior a 15 % da vazão de produção, o que não é recomendado, para que o poço possa descansar e ser recarregado.

Caso seja preciso manutenção nos poços da Agroindústria e da Várzea o abastecimento de água na UFV/CAMPUS FLORESTAL irá ficar comprometido.

 Adutora de Água Bruta – AAB

Atualmente estima-se  1637 m de AAB existentes em PVC JS DN 50 que interliga os poços a unidade de tanque de contato/reservação, conforme apresentado no Quadro 2 e Figura 3.

Tanque de Contato/Resevação

O tanque de contato tem como finalidade efetivar o perfeito tratamento da água do poço, a qual a água é submetida à cloração. No tanque de contato são aplicados os produtos químicos, no qual se terá garantida à mistura ideal dos produtos químicos, mantendo-os por um período mínimo de 30 minutos de detenção, em cumprimento a legislação vigente. O tanque de contato é estruturado em concreto armado, com capacidade para 60 m3, conjugado com os dois reservatórios em fibra de vidro, com capacidade cada um de 20 m3.

O sistema de cloração é automatizado por intermédio de bomba dosadora.

Rede de distribuição de água tratada

A rede de distribuição do Campus Florestal varia em diâmetro de material conforme apresentado no Quadro 3.

A atual rede de distribuição possui extensões extensas com diâmetros pequenos e muitas vezes passam de um diâmetro menor para diâmetro maior, provocando grande perda de carga.

Assim, houve demanda de um estudo e assim realizado projeto de nova rede de distribuição para o Campus, para que ao passar do tempo seja desativada as atuais redes de distribuição de água.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados